Nesta terça-feira, 29, a tempestade Idalia ganhou forças e se transformou em um furação. De acordo os meteorologistas, a previsão é que o fenômeno fique ainda mais forte à medida que se aproxima da Flórida, nos Estados Unidos. Cerca de 14 milhões de pessoas estão sob alerta de tempestade.
A tempestade Idália passou por Cuba com ventos de 110 km/h e provocou a retirada de milhares de moradores do oeste da ilha. A previsão de meteorologistas é de que o furacão atinja a Flórida nesta quarta-feira, 30.
Moradores foram orientados pelas autoridades norte-americana a evacuar de suas casas. Escolas e aeroportos na região sudeste do país foram fechados.
O governo dos Estados Unidos também trabalha com a possibilidade que o furacão chegue à costa da Carolina do Sul na quinta-feira, 31, depois de cruzar a Flórida.
O fenômeno desta natureza pode quebrar o recorde como o primeiro grande furacão em pelo menos 172 anos a atingir a Baía de Apalache, no Nordeste do Golfo do México, segundo o Centro Nacional de Furacões dos EUA.
O governador da Flórida e pré-candidato à Presidência, Ron DeSantis, alertou a população para as orientações de prevenção.
Leia mais:
Líder do Grupo Wagner é enterrado na Rússia
“Este será um furacão potente e, sem dúvidas, afetará o estado de muitas maneiras diferentes. Então, por favor, prestem atenção nas diretrizes das autoridades locais.”
O presidente norte-americano, Joe Biden, aprovou o estado de emergência para a Flórida, o que garante uma ajuda mais rápida para enfrentar possíveis desastres naturais.