O vereador de Manaus, Raiff Matos (DC), destinou uma emenda parlamentar no valor de R$ 500 mil para o Instituto Social Mão da Amazônia (ISMA), que é liderado por Makias Lima de Souza, assessor parlamentar do vereador.
Segundo dados da Receita Federal, a proprietária do instituto é Raiane Soares de Castro, mas segundo a ata de uma assembleia-geral extraordinária ocorrida em 15 de maio de 2021, Makias Lima de Souza, foi aclamado como diretor-presidente do instituto. (documentação no final da matéria)
Instituto com endereço incerto
Segundo dados da Receita Federal, o Instituto Social Mão da Amazônia (ISMA) está localizado na rua cachoeira do arari, n 27, Santa Etelvina. Ocorre que este é o mesmo endereço dado por Makias Lima, em 15 de maio de 2021, na ata da assembleia-geral, como sendo o seu endereço residencial.
Nessa mesma ata, o endereço do Instituto Social Mão da Amazônia (ISMA), consta como sendo na Rua Toledo, n 623, Santa Etelvina:
Quando pesquisamos pelo Instituto Social Mão da Amazônia (ISMA) na plataforma de pesquisa Google, constatamos um terceiro endereço (Rua Piquiarana, 622, Monte das Oliveiras) como sendo a sede da instituição:
O advogado, sociólogo, cientista político e presidente da Comissão de Reforma Política e Combate à Corrupção da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) Carlos Santiago, comentou o caso com exclusividade para a Rede Onda Digital:
“Pode não ser um ato ilegal, pode ter amparo em lei, pode ser que não exista uma legislação que proíba, mas se for constatado que a emenda é direcionada para alguém próximo do vereador, é um ato imoral, e merece ser investigado pelo Ministério Público, deve ser acompanhado pelo Tribunal de Contas do Estado. Para que tudo fique claro, para que a moralidade reine dentro da administração pública, até porque os recursos são da sociedade”, disse o advogado.
Em suas redes sociais, Makias Lima, que recebe quase R$ 6 mil no gabinete do vereador Raiff Matos (DC), não esconde seu entusiasmo e felicidade ao falar de seu chefe, chegando a chamá-lo de “de melhor vereador de Manaus”:
Ata Assembleia Geral Extraordinária – ISMA