Criminosos ousados estão utilizando um novo golpe na praça, o chamado “falso leilão de carros” para lucrar indevidamente e fazer várias vítimas em Manaus. De acordo com o delegado Costa e Silva, titular do 19º Distrito Integrado de Polícia (DIP), o crime ocorre da seguinte maneira: os criminosos se passam por representantes de uma concessionária antiga, em sites de compra e venda e colocam carros com preços atrativos como lance inicial.
Conforme dados da Polícia Civil, nos últimos meses as vítimas que não podem ter dados pessoais revelados, já perderam em torno de R$ 30 e 40 mil reais com transferências bancárias realizadas para esses criminosos.
Entre as recomendações do delegado estão:
“Faça videochamada com o vendedor, guarde fotos, faça captura de tela da foto da pessoa que está negociando ou de dados enviados por ela, marque de conferir o produto pessoalmente, tudo para garantur máxima segurança “, explicou Costa e Silva
O delegado ressalta, ainda que antes de efetuar qualquer tipo de pagamento, deve ser perguntado para o vendedor se aquela conta é dele mesmo, pois há casos emq ue os estelionátarios enganam tanto o vendedor quanto o comprador.
Dados:
Nos últimos meses foram registrados cerca de 30 BOs sobre o golpe em delegacias da capital. Caso alguém seja vítima, a pessoa deve procurar a unidade policial mais próxima ou registrar o BO virtual através do site: https://delegaciavirtual.sinesp.gov.br
Veja o vídeo: