O lutador de MMA amador, Sean Tobin, de 20 anos, publicou em suas redes sociais um relato assustador. O jovem atleta precisou passar por uma cirurgia de urgência para remover parte do pulmão devido ao uso excessivo de cigarro eletrônico – também conhecido como vape.
Tobin revelou que começou a sentir dor nas costas há poucas semanas. Mas o que achava ser desgaste dos músculos por conta dos treinos, era o pulmão em colapso. O jovem foi submetido a um procedimento médico para remover a parte direita do pulmão.
Leia mais:
VÍDEO: Igreja histórica no Havaí sobrevive intacta após incêndio devastador
No relato, o lutador também publicou uma imagem feita através de uma microcâmera durante a operação. Nela é possível ver os danos causados pelo vape.
O lutador afirmou que era usuário frequente do aparelho, chegando a afirmar que só não usava enquanto estava dormindo. Ele também fez um apelo para outros jovens que utilizam o cigarro eletrônico.
“Pare de usar vape, irmão. Por favor, eu lhe imploro. Todos pensam que não pode acontecer consigo – e eu me incluo – até que aconteça. Então, por favor, parem! Esta é uma das experiências mais dolorosas que já tive. (…) Tenho um tubo no peito para que o meu pulmão não colapse novamente”, afirmou o irlandês, que seguiu:
“Eu estava treinando e correndo, e tinha um cardio melhor do que todo mundo na academia. Lembro de ter visto vídeos no Tik Tok de um cara com o pulmão colapsado por causa do vape, e eu pensava “Isso não vai acontecer comigo. Esse cara é um vagabundo, eu não”. Você nunca pensa que algo vai acontecer com você até que aconteça com você”, encerrou.
(IMAGEM SENSÍVEL) Veja foto do pulmão comprometido: