O presidente Lula (PT) falou na manhã desta segunda-feira, 14, no programa Conversas com o Presidente, sobre a ação policial neste fim de semana que causou as mortes de um adolescente de 17 anos e uma menina de 5 no Morro do Dendê, no Rio de Janeiro.
No sábado, 12, Wendel Eduardo, de 17 anos, foi morto em abordagem policial. A família alega que ele só ergueu as mãos ao ser baleado. A morte dele gerou um protesto com queima de ônibus que levou a uma nova ação policial, que resultou na morte de Eloá da Silva dos Santos: ela foi atingida por um tiro enquanto brincava dentro de casa.
Leia mais:
RJ afasta comandante de ação que resultou em mortes de jovem e criança
Polícia não pode confundir pessoas pobres com bandidos, diz Lula
No programa, Lula disse:
“Que bala perdida é essa? Alguém atirou para aquele lado, essa bala não se perdeu, foi atirada para atingir alguém e pegou uma criança. Onde vamos parar com esse comportamento de violência?
Não pode é sair atirando a esmo, sem saber para onde atira”.
O presidente também pediu por policiais mais “bem preparados, instruídos e com bastante inteligência”.
Na semana passada, Lula afirmou que a polícia precisa estar preparada para “saber diferenciar o que é um bandido e o que é um pobre que anda na rua”.A declaração fazia menção à morte do menino Thiago Menezes Flausino, de 13 anos, baleado pela polícia na Cidade de Deus.
Nos últimos dois anos, 16 crianças e adolescentes foram atingidos por arma de fogo no Rio, segundo monitoramento da ONG Rio da Paz.