Ter um bichinho exige cuidado, carinho e comida diariamente. Mas também é importante castrar e dar as vacinas certas. E, claro, realizar a testagem regular para leishmaniose visceral canina (calazar).
Nesta sexta-feira, 11, a Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses (UVCZ) da Secretaria Municipal de Saúde de Palmas (Semus), realiza, das 8 às 17 horas, o ‘Dia D’ de testagem rápida para detecção da doença.
A ação ocorrerá nas praças ao lado Escola Estadual Centro de Ensino Médio (CEM) Tiradentes, que fica na Arse 82 (806 Sul) e da Escola Municipal Darcy Ribeiro, localizada na Arse 91 (904 Sul). O teste rápido é realizado em 15 minutos e o resultado já é informado.
Ele atua como uma primeira triagem para selecionar os animais que apresentam resultados positivos e necessitam realizar um teste de sangue no Laboratório Municipal para confirmação. Não é obrigatório levar documentos do animal, mas ele deve ter mais de seis meses para fazer o teste.
Veja mais
Em Brasília, vice-governador do Tocantins articula recursos para o estado
Maior hospital público do Tocantins completa 18 anos
Nem todos os cachorros infectados revelam os sintomas da doença, mas esses são alguns dos sinais mais comuns da leishmaniose: queda de pelos, descamação da pele, principalmente no focinho, aparecimento de feridas na pele, mais comum na orelha, focinho e cauda, perda de peso, falta de energia e crescimento exagerado das unhas.
Além de fazer o teste pelo menos uma vez por ano, é fundamental que a população combata o mosquito-palha, que transmite o parasita causador da doença, tanto em cães quanto em humanos. Isso pode ser feito ao eliminar os possíveis locais onde o mosquito se reproduz, como restos de comida, frutas, fezes de animais, folhas e galhos.
A Semus destaca que a UVCZ oferece testes gratuitos para leishmaniose em cães de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, em sua sede, sem a necessidade de agendamento prévio.