O atleta trans Luca Kumahara foi autorizado pela Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF) a participar de competições masculinas na modalidade. A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM), que havia feito o pedido de mudança, foi informada da decisão nesta terça-feira (8).
O pedido à entidade que regula o tênis de mesa no mundo foi feito ainda em 2022, após o atleta informar à CBTM sobre o início do processo de transição de gênero. No mesmo ano, ainda como integrante da seleção brasileira feminina de tênis de mesa, passou a adotar Luca como seu novo nome social em torneios internacionais.
Com a autorização, Luca se torna o primeiro atleta trans na modalidade em todo mundo. Até que se tomasse a decisão final, um grupo de trabalho foi montado para analisar o tema.
“Na ITTF, entendemos que esta transição é um passo significativo em sua jornada e queremos garantir a você que a Federação apoia suas escolhas e decisões. Estamos empenhados em criar um ambiente que promova a inclusão e respeite as identidades individuais”, disse Raul Callin, secretário geral da ITTF, em mensagem de apoio à Kumahara.
O mesa-tenista paulista de 28 anos, que tem no currículo participações em competições femininas nas Olimpíadas de Londres 2012, Rio 2016 e Tóquio 2020, terá os resultados anteriores mantidos em seu histórico no site da ITTF.
A partir de agora, a CBTM fará o pedido oficial de inclusão de Kumahara em competições masculinas, em formulário especial. Após os trâmites burocráticos, o brasileiro estará apto a jogar competições masculinas ao redor do mundo.