O governador do Amazonas, Wilson Lima, apresentou na segunda, 7, avanços obtidos em programas realizados no estado com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e reforçou a importância do apoio do banco para novos projetos ambientais no Amazonas. O balanço foi apresentado em Belém (PA), durante o encontro “Conversa de Alto Nível entre os Governadores Brasileiros da Amazônia Legal”.
Lima se encontra no Pará para a Cúpula da Amazônia, que ocorre entre hoje, 8, e amanhã reunindo chefes de estado de países amazônicos para discutir questões relacionadas ao desenvolvimento sustentável da região.
Leia mais:
VÍDEO: “Nossa posição é que não se protege a floresta com pobreza”, diz Wilson Lima
Cúpula da Amazônia reúne 15 países em Belém para combate ao crime organizado
O governador apresentou programas exitosos realizados em parceria com o BID, a exemplo do Programa de Saneamento Integrado de Maués (Prosai-Maués) e de Parintins (Prosai-Parintins); e do Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+), com os investimentos em obras de urbanização, saneamento e habitação nas comunidades da Sharp e Manaus 2000, atingidas por deslizamentos nas fortes chuvas deste ano na capital amazonense.
Segundo o governador, o Prosai Maués fez com que o município alcançasse o maior percentual de tratamento de esgoto do interior do Amazonas (50%), além de 100% de cobertura de água potável. Ele ainda informou que o mesmo modelo está sendo levado para Parintins, que deverá sair de zero para 25% de cobertura de tratamento de esgoto.
Com o Prosamim+, o Governo do Estado já reassentou quase 800 famílias das comunidades da Sharp e Manaus 2000, onde já começaram os preparativos para os canteiros de obras.
Também foi ressaltada a importância do apoio de instituições como o BID em projetos como o da Escola da Floresta, com financiamento para implantação de unidades educacionais com conceito ambiental nas unidades de conservação estaduais.
Lima ainda aproveitou a oportunidade para discutir com representantes do banco o programa Amazônia Sempre, apresentado pelo BID no fim de junho deste ano, que visa acelerar o desenvolvimento sustentável na região amazônica, avaliando ferramentas para obter financiamentos aos projetos na região e ouvir as demandas dos estados. O Amazônia Sempre abordará as áreas prioritárias seguintes: população local; agricultura e silvicultura sustentáveis; bioeconomia; infraestrutura; cidades sustentáveis e conectividade.
Estiveram presentes no evento o presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Ilan Goldfajn; a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet; e o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino.