Nesta terça-feira (8) é comemorado o Dia Internacional dos Gatos. Correlacionando a data com o verão amazônico, alguns animais podem sofrer bem mais que outros durante essa época.
Em entrevista, a médica veterinária Ludmila Andrade, pontua alguns cuidados que devemos ter com os felinos durante essa estação do ano. Segundo a especialista, os animais precisam de uma boa alimentação, hidratação e higiene.
“Priorizar esses aspectos ajudará a proporcionar uma vida saudável, feliz e gratificante para seus gatos”, salienta.
A especialista em clínica médica e cirurgia de felinos enfatiza que o monitoramento é importante em dias de intenso calor, justamente para evitar consequências desastrosas.
“Devemos estar atentos a sinais de superaquecimento, como ofegar excessivo, letargia, gengivas vermelhas ou respiração acelerada. Se isso for observado, corra pra USFel o mais rápido possível. A hipertermia pode levar o animal a óbito”, ressalta.
Garantir que os felinos estejam dentro da tríade da saúde (bem-estar físico, mental e emocional) é a principal recomendação para quem deseja ser tutor desses seres de quatro patas.
De acordo com Ludmila, não podem faltar ambientes verticalizados e interligados quando possíveis, territórios definidos, esconderijos estratégicos, brinquedos interativos, disponibilidade, equilíbrio familiar e muitas doses de amor em um lar com gatos.