29.3 C
Manaus

DISQUE DENÚNCIA

Ouça a Rádio 92,3

Assista a TV 8.2

Fala do governador de MG sobre frente contra Norte e Nordeste causa polêmica em Brasília

Publicado em:

- Anúncio -

Neste final de semana, uma fala do governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo) vem provocando uma polêmica generalizada: em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, ele defendeu ações de um consórcio de estados do Sul e Sudeste para atuar no Congresso Nacional contra perdas econômicas provocadas por políticas que beneficiariam estados do Norte e Nordeste.

Zema afirmou na entrevista que o consórcio existe: o bloco se chama Cossud (Consórcio Sul-Sudeste) e é presidido pelo governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD). Zema é opositor do governo Lula.

Ele afirmou:

“Outras regiões do Brasil, com estados muito menores em termos de economia e população se unem e conseguem votar e aprovar uma série de projetos em Brasília. E nós, que representamos 56% dos brasileiros, mas que sempre ficamos cada um por si, olhando só o seu quintal, perdemos. Ficou claro nessa reforma tributária que já começamos a mostrar nosso peso.

Temos feito o mesmo trabalho com o senadores de nossos estados e o que nós queremos é que o Brasil pare de avançar no sentido que avançou nos últimos anos —que é necessário, mas tem um limite— de só julgar que o Sul e o Sudeste são ricos e só eles têm que contribuir sem poder receber nada.

Está sendo criado um fundo para o Nordeste, Centro-Oeste e Norte. Agora, e o Sul e o Sudeste não têm pobreza? Aqui todo mundo vive bem, ninguém tem desemprego, não tem comunidade…Tem, sim. Nós também precisamos de ações sociais. Então Sul e Sudeste vão continuar com a arrecadação muito maior do que recebem de volta? Isso não pode ser intensificado, ano a ano, década a década”.


Leia mais:

Região Norte teve o melhor desempenho do setor imobiliário do País

Zema, governador reeleito em MG, formaliza apoio a Bolsonaro


A entrevista gerou reações imediatas de políticos ligados à esquerda e governadores de estados do Nordeste. Veja abaixo:

O governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT-PI), chamou Zema de “maior inimigo da federação” em seu perfil no Twitter:

O Consórcio Nordeste, presidido pelo governador da Paraíba, João Azevedo (PSB), emitiu nota a respeito da fala de Zema. A nota diz:

“Negando qualquer tipo de lampejo separatista, o Consórcio Nordeste imediatamente anuncia em seu slogan que é uma expressão de “O Brasil que cresce unido”. Enquanto Norte e Nordeste apostam no fortalecimento do projeto de um Brasil democrático, inclusivo e, portanto, de união e reconstrução, a referida entrevista parece aprofundar a lógica de um país subalterno, dividido e desigual”.

Além disso, o ministro da Justiça, Flávio Dino, disse que a fala de Zema “atenta contra a Constituição”, e a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, afirmou que o “tamanho da população não pode ser o único critério para medir a importância política de cada região”.

Diante da repercussão da sua fala, Zema publicou mensagem no Twitter, afirmando que sua intenção nunca foi diminuir outras regiões. Veja abaixo:

Deixe seu comentário
- Anúncio -
UEA - Universidade Estadual do Amazonas  - Informativo
Radio Onda Digital
Radio Onda Digital
Tribunal de Contas do Estado do Amazonas
Radio Onda Digital
Radio Onda Digital
Radio Onda Digital
Radio Onda Digital
Radio Onda Digital
Fórum GD Norte

| Compartilhar

Ivanildo Pereira
Ivanildo Pereira
Repórter de política na Rede Onda Digital Jornalista formado pela Faculdade Martha Falcão Wyden. Política, economia e artes são seus maiores interesses.

Últimas Notícias

- Anúncio -
TV Onda Digital
Siga-nos no X
Entrar no grupo de Whatsapp - Rede Onda Digital
Instagram Rede Onda Digital
Rádio Onda Digital
Youtube - Rede Onda Digital

Mantenha-se conectado

0FansLike
0FollowersFollow
513FollowersFollow
0SubscribersSubscribe
- Anúncio -