Pesquisa divulgada hoje, 1º, pelo jornal norte-americano The New York Times mostra o atual presidente dos EUA, o democrata Joe Biden, e o ex-presidente republicano Donald Trump, virtualmente empatados na disputa pela presidência dos Estados Unidos.
No levantamento, feito em parceria com o Siena College, tanto Biden quando Trump aparecem com 43% das intenções de voto cada.
Outros 14% ouvidos pela pesquisa disseram que não vão votar em nenhum dos dois candidatos. No entanto, o jornal ressalta que um número significativo desse grupo deve votar em um dos candidatos quando a eleição chegar.
Leia mais:
Donald Trump é indiciado na Flórida por posse de documentos secretos
Lula e Biden devem se reunir em setembro, confirma Itamaraty
A pesquisa também questionou os entrevistados a respeito das acusações que Trump enfrenta na Justiça. Ela mostra que 51% acreditam que o ex-presidente cometeu crimes federais, enquanto outros 53% acham que ele ameaçou a democracia.
Entre os que não pretendem votar em nenhum dos dois, 63% acreditam que Trump cometeu crime federal, enquanto 59% acham que o republicano ameaçou a democracia nos EUA.
A pesquisa ouviu 1.329 eleitores por telefone entre 23 e 27 de julho. A margem de erro é de 3,67 pontos percentuais para mais ou para menos.
Trump responde a acusações na justiça envolvendo suborno pago com recurso de campanha a uma atriz pornô, e pela posse ilegal de documentos secretos que teriam sido retirados da Casa Branca. Esses processos fizeram dele o primeiro ex-presidente americano a ser indiciado por um crime. Caso seja condenado, sua candidatura à presidência ficaria ameaçada. Ele apresenta favoritismo para a indicação republicana à eleição presidencial, contra o governador da Flórida, Ron de Santis.
Em 2020, Biden venceu a eleição presidencial contra Trump.