O Sistema de “Face id” será utilizado nas sessões plenárias da Câmara Municipal de Manaus (CMM) a partir desta terça-feira, 1º, com o retorno das atividades legislativas para os 41 vereadores.
Desenvolvido pelo Departamento de Gestão e Tecnologia da Informação (DGTI) e pela empresa prestadora de serviços, o conjunto de ferramentas inclui o uso de reconhecimento facial para o registro de presença por meio de tablets, que também servirão para auxiliar nas votações, aprovação de projetos, apresentação de matérias, entre outras funcionalidades.
O presidente da câmara, Caio André, pontuou que a CMM está implementando um sistema mais ágil, prático e capaz de facilitar os trabalhos dos vereadores. Além disso, Caio André destaca que as mudanças não vão gerar custos para a Casa Legislativa.
“A câmara não está desembolsando R$ 1, não só para implementação do novo sistema como dos novos tablets. Os tablets pertencem à empresa que tem contrato com a Câmara. Estão em comodato e são da empresa. A câmara tão somente está executando aquilo que está previsto em contrato, dando maior funcionalidade e facilidade para os vereadores exercerem o seu papel”, afirmou o parlamentar.
Saiba mais:
A vereadora e vice-presidente da Câmara Municipal, Yomara Lins (PRTB), participou dos testes e elogiou a nova tecnologia que entrará em funcionamento.
O vereador Marcel Alexandre (Avante) considerou a ferramenta essencial para garantir a transparência dos trabalhos.
“É bom no sentido, como o próprio presidente falou, de dar mais transparência, não aquela transparência de ‘faz de conta’, mas aquela que vai estar ali, está acontecendo, está registrado, todo mundo pode ver, a imprensa pode ver. Nesse sentido eu parabenizo a Câmara Municipal”, considerou.
Novas ferramentas
Além das funcionalidades com o uso dos tablets pelos vereadores, o painel do plenário Adriano Jorge também terá o sistema modificado. Com a mudança, o telão exibirá as imagens dos vereadores durante as próprias falas, marcação de tempo coordenada pelo presidente, detalhamento das matérias em fase em deliberação e aprovação, além de outros procedimentos que fazem parte do dia a dia das sessões plenárias.
Em uma segunda fase da implementação da ferramenta, a integração de todos os sistemas da CMM ao sistema do plenário será feita de modo a facilitar as consultas de matérias.