O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, devem se encontrar em setembro, ao menos é o que planeja o Itamaraty. O encontro entre os dois chefes de estado está sendo articulado para ocorrer em setembro, na mesma semana em que é realizada a Assembleia-Geral da ONU.
A informação é da CNN e foi confirmada pela assessoria do Itamaraty. No encontro, Lula e Biden devem conversar sobre questões relacionadas ao meio ambiente e sobre o combate a precarização do trabalho.
Leia também:
“Compromisso com a ZFM”, afirma Omar sobre governo Lula
Presidente Joe Biden anuncia que disputará reeleição
O encontro entre os dois presidentes era algo que vinha sendo especulado há meses. Durante viagem aos EUA, em fevereiro deste ano, Lula convidou Biden para uma visita ao Brasil.
Ao cumprir agenda em Bruxelas, na Bélgica, o presidente brasileiro se encontrou com o ex-senador estadunidense Chris Dodd, que afirmou ser importante uma reunião entre os chefes de estado. A mesma afirmação também foi reforçada nesta semana pelo diretor da Nasa, Bill Nelson, em visita ao Brasil nesta semana.
Ainda segundo fontes do Itamaraty, existe a possibilidade da reunião entre Lula e Biden terminar com o lançamento de uma iniciativa comum sobre melhorias das condições de trabalho, bandeira levantada por ambos os políticos. As tratativas devem resultar também em uma visita do presidente norte-americano ao Brasil em 2024, ano em que os dois países celebram 200 anos de relações políticas.