O Sindicato dos Transportes Especiais (Sindespecial) protestou na manhã desta sexta-feira (28), na zona Leste de Manaus. Os prestadores de serviço estavam reivindicando fiscalização por parte do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana contra os “Piratas do Distrito”
O protesto foi feito pelo sindicato que representa as empresas que atuam no transporte de operários do Distrito Industrial de Manaus, as chamadas “rotas do Distrito”. Conforme o relato do sindicato, existem “piratas” que não cumprem a convenção coletiva de trabalho
O Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos e Presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Valdemir Santana, se manifestou contra o transporte pirata para as indústrias do Polo Industrial.
Confira um trecho da entrevista na íntegra, para conferir completa, veja o vídeo abaixo:
“Bom dia a todos e a todas,
Essa manifestação que está acontecendo no distrito industrial foi anunciada desde o ano passado. Os empresários preferem contratar empresas que não tem seguro piratas, que é mais barato para os trabalhadores andar, correndo assaltos. O que o Sindicato Especial junto com a Central Única dos Trabalhadores (CUT), faz é isso, alertar a pirataria, e ainda dizem que existe o tal de compliance, mas é totalmente irregular, que pega por tras é um negócio complicado, que poe em risco os trabalhadores. Nós queremos que as empresas que fazem transportes para o distrito seja regularizada como manda a lei manda. Na semana que vem o Sindicato dos Metalúrgicos estará fazendo a convenção coletiva e se não for fechado a convenção coletivo iremos fechar o distrito”, completou”.
Entrevista na íntegra: