A Defesa Civil do Amazonas por meio do Centro de Monitoramento e Alerta (Cemoa) e pela gerência regional, divulgou nesta terça-feira, 25, a atualização do levantamento que define a situação dos municípios em relação a subida dos rios no estado.
Na lista de municípios em Situação de Atenção, 04 na Calha do Alto Solimões: Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Tabatinga, São Paulo de Olivença.
Municípios em Situação de Alerta: 09 Calha do Juruá: Guajará, Ipixuna, Envira, Itamarati, Eirunepé, Carauari e Juruá Calha do Purus: Boca do Acre e Pauiní.
Leia mais:
Alerta de cheias prevê cotas máximas para rios Negro, Solimões e Amazonas em 2023
Municípios em Situação de Normalidade: 49 Calha do Purus: Lábrea, Canutama, Tapauá e Beruri Calha do Madeira: Humaitá, Apuí, Manicoré, Novo Aripuanã, Borba e Nova Olinda do Norte Calha do Médio Solimões: Jutaí, Fonte Boa, Japurá, Maraã, Uarini, Alvarães, Tefé e Coari Calha do Baixo Solimões: Codajás, Anori, Anamã, Caapiranga, Manacapuru, Iranduba, Manaquiri, Careiro Castanho e Careiro Da Várzea Calha do Médio Amazonas: Itacoatiara, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, Silves, Autazes, Urucurituba, Itapiranga. Calha do Alto Solimões: Amaturá, Santo Antônio do Içá e Tonantins Calha do Baixo Amazonas: Barreirinha, Boa Vista do Ramos, Nhamundá, Urucará, São Sebastião do Uatumã, Parintins e Maués. Calha do Rio Negro: São Gabriel da Cachoeira, Santa Izabel do Rio Negro, Barcelos, Novo Airão e Manaus Situação das Calhas: Calha do Juruá – Em processo de vazante.
A estação de referência, a montante da calha, está localizada em Cruzeiro do Sul – AC e registrou no dia 12 de junho o nível de 8,15 m. A maior vazante registrada no rio Juruá, tendo como referência o município de Cruzeiro do Sul (AC), deu-se em 01/1995 atingindo a cota de 2,20 m, enquadrando a região em Status de Alerta.