A Copa do Mundo Feminina da Fifa começou na madrugada desta quinta-feira (20) com dois jogos e vitórias das anfitriãs. No primeiro jogo, a seleção da Nova Zelândia derrotou a Noruega por 1 a 0 e quebrou um tabu histórico. Já a Austrália, mesmo com o desfalque de sua principal jogadora, venceu a Irlanda também por 1 a 0.
A partida inaugural entre Nova Zelândia e Noruega teve início por volta das 3h (horário de Manaus) no Eden Park, em Auckland. Antes de a bola rolar, a cerimônia de abertura da competição contou com um espetáculo de música e dança que apresentou um pouco da cultura dos povos originários da Oceania. O evento também apresentou as 32 equipes que participam da Copa do Mundo Feminina.
Durante a abertura, foi realizado um minuto de silêncio pelas vítimas de um tiroteio ocorrido horas antes nas proximidades de um hotel na Austrália.
Dentro de campo, a Nova Zelândia veio com status de zebra, isso porque até então o país nunca havia vencido uma partida sequer em mundiais. Do outro lado, a Noruega defendia uma hegemonia em estreias: até então a única derrota do país em uma primeira partida de Copa do Mundo havia sido na primeira edição do torneio, em 1991.
Com a bola rolando, a Nova Zelândia impôs seu ritmo de jogo e dominou a partida. O gol da vitória veio aos 2 minutos do segundo tempo, marcado pela centroavante Hannah Wilkinson.
Buscando a igualdade no placar, a equipe norueguesa adotou uma postura ofensiva, mas passou a oferecer espaços na defesa. Na reta final, aos 44 minutos do segundo tempo, um penalti sofrido pela Nova Zelândia poderia ter aumentado a vantagem, mas a volante Percival desperdiçou a cobrança.
Austrália x Irlanda
No segundo confronto do dia pela Copa do Mundo Feminina, Australia e Irlanda se enfrentaram por volta das 5h (horário de Manaus) no Estádio Olímpico de Sydney, diante de um público estimado em 75 mil pessoas. As Matildas entraram em campo sem sua principal jogadora, a atacante Sam Kerr, que se recupera de uma lesão na panturrilha.
Aos que esperavam fortes emoções, um balde água fria. O primeiro tempo foi de pouca movimentação, com a Irlanda recuada sem oferecer espaços para a Austrália, que não conseguiu criar chances de gol.
No segundo tempo, o cenário mudou. Logo aos cinco minutos, a Austrália sofreu um penâlti e a lateral Catley estufou as redes na cobrança, abrindo o placar. Após o gol, a partida ganhou uma nova cara com as Matildas se aproveitando da vantagem para pressionar a defesa adversária. A partir disso, as donas da casa administraram o jogo, garantindo a vitória e a liderança do Grupo B.
Bola de um lado e goleira do outro 🙅♀️#AUS 1 x 0 #IRL #FIFAWWC pic.twitter.com/BlgB6em3kB
— Copa do Mundo FIFA 🏆 (@fifaworldcup_pt) July 20, 2023
Próximos jogos
Ainda nesta quinta-feira, Nigéria e Canadá se enfrentam a partir das 22h30 (horário de Manaus), em partida válida pelo Grupo B. Às 1h de sexta-feira (21), Filipinas e Suíça fecham a primeira rodada pelo Grupo A. Fechando a rodada, Espanha e Costa Rica medem forças no primeiro jogo do Grupo C, que acontece às 3h30.
O Brasil faz sua estreia na competição na próxima segunda-feira (24) contra o Panamá, a partir das 7h, pelo Grupo F.