A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta quinta-feira (20) a Operação Effusus para prender integrantes de uma organização criminosa com atuação na importação, no transporte e na comercialização de cigarros contrabandeados do Paraguai. As ações ocorrem na região oeste do Paraná. O grupo tinha ajuda de agentes públicos de segurança para transportarem o carregamento das mercadorias sem serem abordados.
De acordo com os policiais, os criminosos mantinham um esquema de pagamento de propina para os agentes públicos de segurança. Assim, os carregamentos de cigarro e respectivos batedores não eram abordados em pelo menos três postos da Polícia Rodoviária estadual.
Conforme investigações, o grupo criminoso contava com um braço financeiro, formado por empresas de fachada utilizadas tanto para a lavagem de dinheiro proveniente das atividades criminosas, como para o registro e transferência dos veículos empregados no transporte dos carregamentos.
Mandados
A ação, que conta com o auxílio da Corregedoria da Polícia Militar do Estado do Paraná, mobilizou cerca de 100 Policiais Federais e Militares que cumprem 27 mandados judiciais expedidos pela 1ª Vara Federal de Umuarama, sendo 20 de busca e apreensão e sete de prisão preventiva, nas cidades de Umuarama, Tamboara, Paranavaí, Diamante do Norte e Cruzeiro do Oeste – todas no Paraná.