O ciclone extratropical que atingiu a Região Sul do país hoje, 12, e já começou a provocar danos em estados como Santa Catarina e Rio Grande do Sul, pode causar uma frente fria no Sul do Amazonas, entre quinta e sexta-feira (14). A informação é do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).
O meteorologista Mamedes Melo, do Inmet, afirmou:
“O ciclone extratropical será mais intenso na região Sul do Brasil. No caso do Amazonas, a situação não é preocupante. O instituto irá monitorar uma frente fria, que será decorrente ao ciclone”.
Leia mais:
Ciclone atinge Sul do país: chuvas provocam danos em Santa Catarina
Defesa Civil emite alerta a respeito de frente fria sobre o AM
O instituto também avalia que as regiões Norte e Noroeste do Amazonas devem sofrer alterações no tempo por conta de outros dois fatores sem nenhuma relação com o ciclone: o calor e a alta umidade. Podem ser afetadas as cidades de Barcelos, Japurá, Maraã, Santa Isabel do Rio Negro e São Gabriel da Cachoeira. São previstos volumes de chuva maiores que 20 (mm) no extremo Norte e acima dos 50 mm em áreas do Noroeste do Amazonas.
O Inmet também vai monitorar nos próximos dias se a passagem do ciclone provocará impactos no Sul do Amazonas. Essa área do estado faz fronteira com o Acre e Rondônia e reúne cidades como Boca do Acre e Humaitá.