A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), aprovou nesta terça-feira, (11), o projeto de lei nº 630/2023 de Combate às Fake News da autoria do deputado estadual Wilker Barreto (Cidadania). O PL foi aprovado por unanimidade. O texto segue agora para a sanção do Governo do Amazonas
A lei garante que o provedores de conteúdo como portais e blogs de notícias que cometerem crimes cibernéticos com propagação de matérias comprovadamente falsas, em condenação transitada em julgado, não poderão receber recursos públicos da prefeitura e nem do governo do Estado.
“A PL garante que a publicidade institucional seja propagada em veículos de credibilidade, com jornalismo sério e responsável, como os que existem no Amazonas e em todo Brasil”.
Leia também:
Eduardo Braga é confirmado como relator da reforma tributária
Reajuste dos profissionais da educação é aprovado na Aleam
Conforme o projeto de lei apenas os veículos de comunicação responsáveis, que praticam o jornalismo sério poderiam receber os recursos públicos.
A propositura visa combater, no Estado, a indústria das “fake news”. Assim, o PL também estipula a proibição pelo período de 8 anos após a decisão condenatória ao trânsito em julgado.