As fortes chuvas que atingem Alagoas desde a noite desta sexta (7) provocaram uma morte e deixaram mais de 10 mil pessoas desabrigadas ou desalojadas.
De acordo com a Defesa Civil estadual, já são até agora 1.541 desabrigados e 8.671 desalojados em decorrência do temporal.
Um homem, identificado como Jason da Silva, 32, morreu na cidade de Flexeiras, após ser arrastado pela correnteza.
O governador de Alagoas, Pedro Dantas, decretou estado de emergência em 22 cidades, entre elas destinos turísticos como Maragogi e São Miguel dos Milagres.
Leia mais:
Bahia: sobe para 26 o número de mortos por causa das chuvas fortes
Ministro visitará áreas afetadas por chuvas em Manaus neste domingo
Ao menos sete municípios foram afetados pelo transbordamento de rios: União dos Palmares, Murici, Branquinha, Rio Largo, São José da Laje, Jacuípe e Colônia Leopoldina.
Em Jacuípe, vídeos publicados em redes sociais mostram casas debaixo d´água.
Na capital Maceió, a prefeitura informou que, apenas na primeira semana de julho, choveu quase metade do esperado para o mês todo: 127mm. Somente nas últimas 24 horas, foram 105mm.
Algumas das principais vias da cidade, como a Avenida Fernandes Lima, ficaram completamente alagadas na noite de sexta.
Houve também registros de alagamentos em bairros da orla. Em Jatiúca, até clientes de um restaurante viram a água invadir o estabelecimento, como mostra um vídeo publicado em redes sociais.
Até o fim da manhã de hoje, a Defesa Civil de Maceió atendeu 18 ocorrências. Não houve registro de vítimas na capital.
Até o fim desta manhã, tinham sido levadas para abrigos municipais 16 pessoas desabrigadas e 105 desalojadas. Duas famílias, em um total de sete pessoas, estavam em casa de parentes.
A Prefeitura de Maceió ainda trabalha na limpeza e desobstrução em um trecho da Avenida Leste Oeste, que foi parcialmente interditada devido ao deslizamento de uma barreira.
Veja vídeo na íntegra