Um marco histórico para a saúde no Amazonas. Nesta quarta-feira, 5, foi realizado o primeiro transplante renal na rede pública estadual de saúde, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). O procedimento foi feito no Hospital e Pronto-Socorro Delphina Rinaldi Abdel Aziz, unidade vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM).
O procedimento foi realizado pelo médico Marcelo Perosa, coordenador do Hepatol do Transplante Sem Fronteiras (TSF). O paciente é um homem de 35 anos e o doador seu pai, de 55 anos. O procedimento cirúrgico teve duração de aproximadamente quatro horas.
“Foi um processo todo de capacitação desenvolvido pelo nosso grupo em parceria com Hospital Delphina Aziz, e também com o apoio da Secretaria de Saúde. Isso dá condições de mudar a vida de muitos pacientes que estão na hemodiálise no estado do Amazonas. Isso é uma conquista importante, ao resgatar o transplante renal no estado”, disse o médico.
O governador Wilson Lima destacou a importância da oferta do transplante na rede estadual de saúde para a qualidade de vida da população.
“É a primeira vez que isso acontece no estado do Amazonas totalmente pela rede pública de saúde. Destaco o apoio do Ministério de Saúde, que tem sido fundamental nesse processo; o apoio das associações dos renais crônicos e dos transplantados; da minha equipe e do meu secretário de saúde, e de todos envolvidos, nesse processo. Vamos buscar dar celeridade a esses procedimentos cirúrgicos para proporcionar qualidade de vida a quem necessita fazer o transplante”, frisou Wilson Lima.
Leia mais:
Simão Peixoto é multado por irregularidades na saúde de Borba
Dra. Mayara rebate Wilker Barreto após deputado atacar Comissão de Saúde
Procedimento cirúrgico
O transplante renal é um tratamento para pacientes com diagnóstico de insuficiência renal crônica, estando o doente em diálise ou mesmo em fase pré-dialítica. As consultas com os pacientes de transplante para avaliação pré-transplante iniciaram, em abril, após estabelecimento de critérios para o agendamento via complexo regulador.
Cerca de 300 pessoas entre possíveis doadores e receptores passaram por processo de avaliação na unidade. Uma dupla foi selecionada para a realização do primeiro ato cirúrgico, mais quatro pares estão no processo de avaliação, sendo preparados para os próximos procedimentos.
O ambulatório projetado exclusivamente no Hospital Delphina Aziz para pacientes transplantados foi inaugurado em dezembro de 2022. O atendimento iniciou por pessoas que já realizaram os procedimentos em outros estados, que antes eram acompanhados por outra unidade de saúde. Em abril deste ano, a unidade passou a atender para pré-transplantes, com consultas via complexo regulador.
O Amazonas tem cerca de mil pacientes em diálise e cerca de 700 pacientes inscritos em outros estados que, a partir de agora, poderão realizar os procedimentos no seu próprio estado.
“Há cerca de um ano e meio, o governador Wilson Lima determinou que se retornassem os transplantes, pois eles eram realizados em uma clínica particular, mas em 2018 foi interrompido. E esse é o primeiro transplante renal realizado no hospital da rede estadual de saúde, e conseguimos reativar o programa de transplante renal no estado”, afirmou o secretário da SES-AM, Anoar Samad.