A Polícia Federal, em conjunto com a Secretaria de Segurança Público (SSP), divulgou o balança das operações realizadas durante o 56º Festival Folclórico de Parintins, realizado de 30 de julho a 3 de julho.
No período de 27 de junho a 3 de julho, foram fiscalizados as chegadas de 44 voos comerciais em Parintins, com aproximadamente 2.800 passageiros, e 34 voos particulares, com cerca de 340 passageiros. Além disso, houve o controle de embarque armado e despacho de arma. No porto da Ilha Tupinambarana, foram fiscalizados, por amostragem, 16 recreios e 33 embarcações médias.
Saiba mais:
Boi Caprichoso ganha 56° Festival de Parintins e conquista bicampeonato
Mais de 59 mil pessoas foram à Parintins por transporte hidroviário
Na volta de Parintins, lancha é tomada por fumaça e passageiros entram em pânico
A operação também fiscalizou de vigilantes da empresa responsável pela Segurança Privada do Bumbódromo durante a festa dos visitantes e nas três noites do festival folclórico de Parintins.
Atuação da SSP-AM
O secretário da SSP-AM, General Carlos Alberto Mansur, reforçou que toda a estratégia foi planejada durante meses e que o planejamento foi colocado em prática pelas forças de segurança do Estado Estadual, com apoio de diversos órgãos, o que contribuiu para que tivéssemos baixos índices de ocorrências graves. Tudo resultado de todo esse empenho integrado.
Balanço
Durante as três noites de apresentação dos bumbás, foram registradas pela Polícia Militar do Amazonas (PMAM) 30 prisões. O Corpo de Bombeiros Militar fez 90 atendimentos na área interna do Bumbódromo e imediações.
No balanço da operação Parintins, a SSP-AM apresentou alguns resultados, como:
- redução em 39% nos crimes de furto
- 33% nos estelionatos;
- 88% em violência doméstica;
- 14% no número de roubos; e
- nenhum caso de homicídio ou tentativa de homicídio.
Efetivo
Ao todo, mais de mil policiais das polícias Civil (PC-AM) e Militar (PMAM), Corpo de Bombeiros e integrantes da SSP-AM foram enviados para Parintins para reforçar o policiamento na ilha tupinambarana.