A engermeira Moabe Ferreira Carvalho, 56, conseguiu ser aprovada em três concursos, sendo eles, o primeiro lugar do concurso da Petrobras, segundo lugar no Tribunal Regional do Trabalho do Espírito Santo e a terceira posição no Tribunal de Justiça do mesmo estado, em provas realizadas em 2023 na área da enfermagem. Com duas horas diárias a enfermeira decidiu retomar os estudos após 50 anos, quando ela decidiu trocar o início do processo de aposentadoria por novas experiências de trabalho.
Saiba mais:
Governo Lula reservará cota para trans em concurso público para auditores
“Quando a gente se aposenta, é natural procurar outras atividades, mas eu faço meu trabalho tão bem. Por que procurar outra coisa?”, questiona a enfermeira. Para ela, a idade nunca foi impedimento: “Com 50 anos, acreditei que poderia fazer mais do que fiz, só que melhorado”.
De acordo com a gerente do setor de saúde da família da Prefeitura de Serra, Ailandia Regina, o segredo para o sucesso de Moabe é a determinação. “Ela estuda das 4 às 6 da manhã. Quando está estudando, ela realmente está compenetrada naquilo. É uma jovem senhora que encara a realidade e enfrenta os problemas”, afirma.
Apoio familiar
A decisão de dedicar uma parte dos seus dias aos estudos contou com a ajuda da família. A mãe, a irmã e a filha da enfermeira apostaram no caminho escolhido por ela e a ajudaram a vencer a rotina dividida entre o trabalho, a casa e os livros.