De acordo com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), foram registrados em Manaus 54 atendimentos por atropelamentos no primeiro semestre de 2023. No mesmo período de 2022, foram contabilizados 58 atropelamentos – houve então uma redução de 6% de um ano para outro.
Entre os casos registrados, alguns aconteceram em faixas de pedestre e outros em momentos que os pedestres tentavam atravessar vias fora das faixas.
Leia mais:
Brincadeira do mal: Samu recebe média de 90 trotes por dia em Manaus
Idoso é atropelado por três carros em faixa de pedestre e morre na Avenida das Torres
Segundo o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), de janeiro até junho deste ano, foram implementadas 171 novas faixas de pedestres, a maioria delas posicionadas em frente a escolas para garantir a segurança dos estudantes.
No entanto, permanece um problema constante na cidade o desrespeito de muitos motoristas, que não priorizam a travessia dos cidadãos na faixa de pedestres.
Motorista que não respeita faixa de pedestre pode ser autuado em uma infração gravíssima e receber uma multa de R$ 300. E pedestre que atravessa fora da faia também pode ser multado, em R$ 50.