O site de notícias Caracol noticiou nesta quinta-feira, 29, que as Forças Militares da Colômbia suspenderam as buscas pelo cão Wilson, que ajudou a encontrar quatro crianças desaparecidas na Amazônia colombiana após a queda de um avião. As crianças foram encontradas em 9 de junho, após 40 dias perdidas na floresta.
O general Pedro Sánchez, que comandou as buscas das crianças, disse que sua equipe “não poupou esforços” para achar o cachorro. Ele afirmou:
“Usamos absolutamente todos os recursos, não poupamos esforços, usando todas as capacidades humanas e tecnológicas, colocando alimentos onde até as tropas pararam, o que também põe em risco as nossas próprias tropas”.
Leia mais:
General colombiano diz ser “pouco provável” encontrar o cachorro Wilson
Crianças desaparecidas na Amazônia há 40 dias são encontradas com vida
Há alguns dias, o chefe das operações de buscas já tinha afirmado que encontrar Wilson era “improvável”.
O cachorro é um pastor belga de 6 anos e localizou as crianças acampadas na floresta. Ele passou dias com as crianças, que após serem resgatadas fizeram desenhos de Wilson no hospital, para ajudar nas buscas.
O comandante do Exército, general Helder Fernán Giraldo Bonilla, considera que Wilson tentou avisar o seu tutor, mas que se desorientou na mata.