O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), lançou na manhã desta quarta-feira (28), no Bumbódromo da Ilha Tupinambarana, a “Operação Parintins 2023”.
Ao todo, mais de mil agentes vão trabalhar de forma integrada para garantir segurança durante o 56° Festival Folclórico de Parintins. A ação envolve efetivo das polícias Civil e Militar, Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) e Corpo dos Bombeiros.
O policiamento foi reforçado com o envio de mais de 650 policiais da Polícia Militar, além do auxílio da tropa do Comando de Policiamento Especializado (CPE) e 80 da Polícia Civil, entre delegados, investigações e escrivães. Foram deslocados, ainda, 145 militares do Corpo de Bombeiros, que irão atuar de forma integrada, com o efetivo de 99 servidores da SSP-AM, além de mais de 30 agentes do Detran.
Leia mais:
DPE-AM expede recomendação ao Bradesco para evitar falta de dinheiro em Parintins
Troca de pulseiras para Festa dos Visitantes em Parintins tem início; veja o que é preciso
O Secretário de Estado de Segurança Pública, Carlos Alberto Mansur, ressaltou que a Secretaria de Segurança busca a integração total de todas as forças de segurança para facilitar o trabalho de outras instituições envolvidas no festival. Ele disse:
“Ontem (terça), já realizamos a ativação do nosso Centro Integrado de Comando e Controle Local com a presença de mais de 40 órgãos das três esferas, e a partir de agora, por determinação do Governador Wilson Lima, demos início a essa grande operação que tem tudo para, mais uma vez, ser bem sucedida”.
O Centro Integrado de Comando e Controle Local (CICC-L) já está ativado para monitoramento em tempo real do perímetro interno e externo do Bumbódromo. Serão instaladas Plataformas de Observação Elevada (POEs), câmeras de monitoramento na cidade, além de câmeras de reconhecimento facial nas entradas do Bumbódromo.
Além disso, foi montado um Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), para atendimento específico pelo número (92) 99270-7803. Os serviços irão funcionar 24 horas por dia.