O novo formato do Mundial de Clubes da Fifa terá sua primeira edição em 2025, nos Estados Unidos. A informação foi confirmada nesta sexta-feira (23), pela entidade máxima do futebol mundial.
A competição, tradicionalmente realizada uma vez por ano desde 2000, será reformulada. As mudanças haviam sido anunciadas em março deste ano. Dentre as principais mudanças estão a quantidade de clubes participantes, que passa a ser de 32 equipes, e também a frequência em sua realização, que passará a ser a cada 4 anos.
O Conselho da entidade nomeou por unanimidade os Estados Unidos como os anfitriões da competição para a primeira edição expandida. Os Estados Unidos também sediarão a Copa América de 2024 e também são coanfitriões da Copa do Mundo de 2026, juntamente com o México e o Canadá.
“A Copa do Mundo de Clubes da Fifa 2025 será o auge do futebol profissional masculino de elite”, disse o presidente da organização, Gianni Infantino. “Com a infra-estrutura necessária e um enorme interesse local, os Estados Unidos são o anfitrião ideal para dar início a este novo torneio global.”
Veja mais:
Vasco demite técnico após a sexta derrota seguida no Brasileirão
Vini Jr. agradece por apoio na luta contra o racismo no futebol
Os times campeões de seus torneios continentais entre 2021 e 2024 serão elegíveis para jogar o novo Mundial de Clubes. Isso significa que Chelsea, Real Madrid e Manchester City já estão classificados pela Europa. Palmeiras e Flamengo também já estão garantidos pela América do Sul.
A Fifa disse que também concordou em adiar o lançamento do processo de licitação para a Copa do Mundo de 2030 para “consultas adicionais com todas as principais partes interessadas”.