O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se encontrou nesta quarta-feira, 21, com o Papa Francisco, no Vaticano. A visita faz parte da agenda que Lula cumpre na Europa, nesta semana, quando passará por Itália e França.
O encontro foi noticiado nas redes sociais do presidente. Veja abaixo:
Agradeço o Papa Francisco pela audiência no Vaticano e a boa conversa sobre a paz no mundo.
📸: @ricardostuckert pic.twitter.com/2opMQbxXxv
— Lula (@LulaOficial) June 21, 2023
Leia mais:
Lula vai se encontrar com primeira-ministra da Itália
Caixa suspende cobrança de Pix para PJs após ordem de Lula
Antes da viagem, Lula afirmou que conversaria com o pontífice sobre opções para acabar com a guerra na Ucrânia e o combate às desigualdades sociais no mundo. Ele também disse que convidaria o Papa para visitar o Círio de Nazaré, em Belém (PA).
Lula também se encontrou na manhã de desta terça-feira com o presidente da Itália, Sergio Mattarella, e teve audiências com o ex-primeiro-ministro da Itália, Massimo D’Alema, e com a secretária-geral do Partido Democrático Italiano, Elly Schlein. Com Matarella, o presidente tratou do acordo de livre comércio entre Mercosul e União Europeia, sobre a aproximação entre universidades e a ampliação do intercâmbio comercial entre os dois países.
Ainda nesta terça, Lula também se encontrará com com a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, e com o prefeito de Roma, Roberto Gualtieri. Meloni é a primeira mulher a assumir o cargo no país e é faz parte da extrema-direita na Europa.
Já o encontro com Gualtieri terá caráter pessoal, pois o político foi uma das personalidades internacionais que visitou Lula durante o período em que o ex-presidente esteve preso em Curitiba (PR), de 2018 a 2019, durante investigações da Operação Lava Jato.
Nesta quarta-feira, 22, Lula embarca para a França para participar da Cúpula sobre o Novo Pacto Global de Financiamento, em Paris, e terá encontro bilateral com o presidente Emmanuel Macron.