O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) incluiu em sua viagem à Europa, iniciada hoje, 20, um encontro com a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni. A reunião não estava prevista na agenda incialmente divulgada pelo governo.
Em nota, o Ministério das Relações Exteriores (MRE) informou que o encontro ocorrerá na tarde desta quarta-feira (21).
Ainda em sua passagem pelo país, Lula vai se encontrar com o presidente da Itália, Sergio Mattarella; com o prefeito de Roma, Roberto Gualtieri; e com o Papa Francisco, no Vaticano.
Leia mais:
Caixa suspende cobrança de Pix para pessoa jurídica após ordem de Lula
Morre ex-primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, aos 86 anos
O encontro do mandatário brasileiro é o primeiro com a primeira-ministra da Itália. Giorgia Meloni é representante do movimento europeu de extrema-direita e o partido dela, o Irmãos da Itália, tem raízes no fascismo. No entanto, após as eleições do ano passado no Brasil, ela cumprimentou Lula via redes sociais e disse que Brasil e Itália vão continuar trabalhando juntos. O governo italiano não enviou representante para a posse de Lula, este ano.
Lula permanecerá na Itália até quinta, 22, e depois segue para a França, onde participa de compromissos em Paris e encontro com o presidente francês Emmanuel Macron.