Parece que para dar certo em um relacionamento o caminho é viver “bagunçando” um com o outro. É o que indica o estudo feito pelos psicólogos da Universidade Luterana de Halle-Wittenberg, na Alemanha.
O estudo publicado no Journal of Research in Personality afirma que o segredo para um relacionamento de sucesso é não perder o tempo brigando, e apostar no bom humor.
A pesquisa explica que casais que aceitam ser “zoados” pelo parceiro e se permitem rirem de si mesmos são mais felizes no dia a dia.
Leia mais:
Elon Musk “desafia” Zuckerberg para uma luta, e dono do Facebook “aceita”: “Mande a localização”
O estudo ouviu 154 casais heterossexuais. Parte deles relataram que sentem medo de serem ridicularizados, confiam menos em seu parceiro e tendem a ter menos conteúdo no dia a dia.
Já outros, disseram também que frequentemente não se sentem satisfeitos com sua vida sexual quando o cônjuge não aceita que tirem sarro dele.
“Estudos anteriores mostraram que as pessoas estão procurando um parceiro com senso de humor e que gosta de rir”, disse o professor René Proyer da universidade.
Outro ponto da pesquisa identificou que casais parecidos geralmente têm mais assuntos e se divertem mais.
De resumo, para ter um relacionamento de sucesso precisa ter afinidade, cumplicidade e a liberdade de “bagunçar” um com outro.