Os senadores Renan Calheiros (MDB-AL) e Randolfe Rodrigues (Rede-AP) disseram à imprensa nesta sexta, 16, que pedirão ao Conselho de Ética do Senado que investigue o senador Marcos do Val (Podemos-ES).
Rodrigues afirmou:
“Esta Casa não pode viver o constrangimento de ter entre seus senadores alguém que defende golpe de Estado e atenta contra a democracia. Sem anistia!”.
Já Calheiros declarou:
“O mandato não pode ser usado para conspirar contra o Estado Democrático de Direito. [Do Val] reiteradamente ataca a democracia e as instituições republicanas”.
Leia mais:
Moraes determina que Bolsonaro deponha à PF sobre investigação envolvendo Do Val
PF cumpre mandados em endereços do senador Marcos do Val
Marcos do Val foi alvo de operação da Polícia Federal na quinta-feira, 15. Além das buscas em dois endereços ligados a ele no Espírito Santo, foram apreendidos documentos de seu gabinete, além do celular do senador.
O senador acumulava no Twitter publicações que afirmavam existir uma conspiração entre o STF (Supremo Tribunal Federal), Flávio Dino e o presidente Lula. A conta dele no Twitter foi suspensa. Ele é investigado dentro de inquérito sobre os atos antidemocráticos de 8 de janeiro, em Brasília.
Ainda ontem, o ministro Alexandre de Moraes do STF determinou que o ex-presidente Jair Bolsonaro deponha à PF na investigação sobre do Val, no inquérito do 8 de janeiro e sobre o seu relato a respeito da suposta trama golpista envolvendo o senador, Bolsonaro e o ex-deputado Daniel Silveira para aplicar um golpe de estado e retirar Moraes do comando do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).