Um ciclone extratropical atingiu o Rio Grande do Sul desde as primeiras horas da manhã de hoje, 16, e vem causando uma chuva ininterrupta e danos e estragos em várias cidades do estado.
Pelo menos 16 municípios gaúchos registraram alagamentos: Porto Alegre, Lindolfo Collor, Ivoti, Santo Antônio da Patrulha, Novo Hamburgo, Caraá, Três Forquilhas, Três Cachoeiras, Morrinhos do Sul, Capão do Canoa, Torres, São Leopoldo, Tramandaí, Maquiné, Caxias do Sul e Sapiranga.
Estradas foram bloqueadas por todo o estado, voos foram cancelados e várias áreas estão sem energia.
Veja nos vídeos abaixo:
Leia mais:
Defesa Civil emite alerta a respeito de frente fria sobre o AM
Confirmada 4ª morte por febre maculosa; adolescente esteve em fazenda
Até o momento, uma pessoa teve a morte confirmada e outras cinco estão desaparecidas.
De acordo com o governo do estado, a morte e um dos desaparecimentos aconteceram em São Leopoldo. O outro desaparecimento foi em Portão. As duas cidades ficam na Região Metropolitana de Porto Alegre.
A pessoa que morreu em São Leopoldo sofreu uma descarga elétrica e tinha 23 anos, informou o governador Eduardo Leite.
Já o homem que desapareceu na cidade estava em um carro que foi arrastado pela correnteza de um riacho durante a madrugada. Ele estava acompanhado do irmão, que conseguiu ser resgatado.
Prefeituras de 21 cidades cancelaram as aulas em escolas, por questão de segurança, nesta sexta-feira (16) devido aos problemas causados pelo ciclone extratropical. Já o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), orientou seus cidadãos a não saírem de casa no dia de hoje.
E de acordo com a Climatempo, o ciclone extratropical deve se aprofundar em todo o litoral da Região Sul do Brasil, originando uma nova frente fria, que resultará em chuvas intensas e volumosas e rajadas de vento forte em todo o RS e SC.