O Instituto Adolfo Lutz confirmou nesta quinta, 15, que a adolescente Erissa Santana, de 16, que faleceu no dia 13, foi vítima de febre maculosa. Ela se torna assim a quarta vítima confirmada do surto da doença em Campinas, interior de São Paulo.
As três vítimas confirmada anteriormente faleceram no dia 8 de junho: Foram o piloto de Fórmula C300 e empresário Douglas Costa, 42; a namorada dele, a dentista Mariana Giordano, de 36; e Evelyn Santos, 28, que era professora em faculdade de odontologia. Todas as vítimas estiveram no evento “Feijoada do Rosa” na Fazenda Santa Margarida, no distrito de Joaquim Egídio. O evento aconteceu em 27 de maio.
Ednaldo Santana, o pai da jovem, afirmou:
“Foi tudo muito rápido, ela foi internada e foi piorando. Ontem [terça] ainda tínhamos esperança, mas ela se foi”.
Leia mais:
Febre maculosa: conheça sintomas e saiba como evitar infecção
Após 3 mortes por febre maculosa, fazenda é fechada no interior de SP
Além das quatro mortes confirmadas, duas outras mulheres estão internadas com suspeita de febre maculosa. Uma, de 38 anos, esteve em show do cantor Seu Jorge realizado em 3 de junho na mesma fazenda; e outra, de 40 anos, esteve na Feijoada.
A febre maculosa é uma doença causada por uma bactéria, transmitida pela picada do carrapato vetor. Segundo o Ministério da Saúde, são três espécies de carrapato que transmitem a doença. Os principais sintomas são febre, dor de cabeça intensa, náusea e vômitos, diarreia, dor muscular, gangrena nos dedos e orelhas e paralisia dos membros que inicia nas pernas e vai subindo até os pulmões, causando paragem respiratória. A doença é considerada grave, pois leva 75% dos seus infectados a óbito.
A Fazenda Santa Margarida foi fechada ontem e próximos eventos no local foram cancelados. A Prefeitura de Campinas considera a fazenda como o local de infecção e classifica o quadro como um surto. Ela publicou um decreto orientando a realização de eventos, com exigência de exibição de avisos contra a doença. Além disso, técnicos do Departamento de Vigilância em Saúde realizarão nos próximos dias visita à fazenda, para analisar a presença dos carrapatos.
A Prefeitura também recomenda que pessoas que estiveram na fazenda entre 27 de maio e 11 de junho e que venham a sentir sintomas como febre, dor de cabeça e pelo corpo, e manchas avermelhadas, procurem atendimento médico imediato.