A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) deflagrou operação hoje, 14, contra um grupo investigado por ganhar mais de R$ 50 milhões com golpes da pirâmide financeira contra servidores estaduais. A operação foi intitulada Esfinge.
Foram cumpridos 19 mandados de prisão e de busca e apreensão, 14 em Manaus e os outros 5 no Rio de Janeiro, Sergipe e Santa Catarina.
Leia mais:
PF encontra “regras” em garimpo ilegal e suspeita de prostituição
Operação conjunta entre PF e PC cumpre mais de 100 mandados de prisão em Manaus
A Operação Esfinge é liderada pelo 13° Distrito Integrado de Polícia (DIP), que cumpriu mandados de prisão e busca e apreensão contra integrantes da organização criminosa.
Em comunicado, a polícia afirmou:
“A organização criminosa abriu dezenas de empresas para escoar os recursos financeiros obtidos no esquema ilícito, dissimulando boa parte dos capitais com a aquisição de veículos de luxo, imóveis, realização de eventos milionários e viagens internacionais”.
A organização usava de esquema de pirâmide financeira e induziam as vítimas a tomarem empréstimos consignados. A estimativa é de que pelo menos 200 pessoas, entre servidores estaduais do Amazonas, de cunho municipal e federal, tenham sido vítimas.