Deputado aposentado da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Belarmino Lins, cacique do Partido Progressista (PP) no Estado, assumiu o cargo de superintendente Adjunto de Operações da Superintendência da Zona Franca de Manaus (ZFM), da mais alta confiança do governo federal. A nomeação consta em uma portaria do Diário Oficial da União (DOU), do último dia 7 de junho.
A portaria que o indica como supervisor-adjunto de operações da Superintendência foi assinada nesta segunda-feira, 12. A Suframa – comandada pelo ex-deputado Bosco Saraiva, do Solidariedade – é ligada ao Ministério do Desenvolvimento, comandada pelo vice-presidente Geraldo Alckmin.
O setor que ele comandará é responsável pela entrada e saída de mercadorias da Zona Franca que circulam com altos benefícios tributários. Ainda há duas superintendências adjuntas em abertas na Suframa: as de Projeto e de Desenvolvimento, Tecnologia e Inovação.
Belão, como é conhecido, foi deputado estadual por oito mandatos, sendo presidente da Assembleia do Amazonas em três ocasiões. No ano passado, aos 76 anos, decidiu se aposentar da atividade legislativa – não sem antes colocar um sucessor no lugar: seu filho, George Lins.