O deputado estadual Comandante Dan Câmara (PSC), presidente da Comissão de Segurança Pública na Aleam (Assembleia Legislativa do Amazonas), foi entrevistado na manhã de hoje, 12, no Fiscaliza Geral. Ele falou sobre a situação da segurança no Amazonas e sua visita aos 62 municípios do estado avaliando os problemas da área.
Câmara disse:
“Acabei de concluir essa jornada de 120 dias visitando os municípios do Amazonas e Manaus, e em todos eles tive contato com o sistema de segurança pública. Fizemos aquelas rodadas de audiências públicas, e recentemente em Rio Preto da Eva até fomos aconselhados a não ir, por causa da guerra das facções. Mas fomos assim mesmo, para deixar claro que não podemos nos intimidar. Tem que haver a presença das forças policiais para impedir que situações aconteçam. O Amazonas é o quarto estado do país com maior incidência de crimes violentos e letais, e não sou eu que estou falando, são as estatísticas que estão sendo demonstradas”.
Leia mais:
VÍDEO: Mulher é arrastada para o mato por homem encapuzado no AM
Monitoramento de violência contra crianças e adolescentes revela 1800 notificações em 2022
Ele continuou:
“Antes se pensava em Rio e São Paulo com os maiores índices de violência. Hoje eles estão lá embaixo e nós subindo, somos um dos piores estados nesse sentido. Penso que é hora de um plano emergencial de segurança, e tenho falado sobre isso na Aleam. É hora do nosso secretário de segurança convidar o superintendente da Polícia Federal, o comandante do CMA, e as estruturas de inteligência para esboçar um plano emergencial, para fazer frente à essa violência que estamos vivenciando”.
Câmara também fez uma avaliação das condições das forças de segurança no estado:
“Temos um déficit de efetivo nas polícias, em todos os municípios, tanto na Polícia Militar quanto na Civil. Por causa disso, muitas estruturas de segurança não funcionam mais 24 horas. O Governo do AM precisa estar atento e dar celeridade à questão dos concursos para novos profissionais e contratações dos servidores da área que já estão prontos. Quando há escassez de recursos humanos, não há condição de dar à população segurança ativa, com presença. A prevenção da violência acontece com a presença da polícia nas ruas. Quando a polícia está ausente das ruas, a criminalidade se cria. Se não é possível contratar mão-de-obra, temos que implementar novas tecnologias”.
Veja trecho da entrevista do deputado estadual Dan Câmara:
A entrevista completa de Dan Câmara pode ser assistida aqui.