Setenta e cinco grupos das categorias Bronze e Prata se apresentam no 65º Festival Folclórico do Amazonas (FFA), a partir das 19h, neste domingo, 11, no Centro Cultural Povos da Amazônia (CCPA), na bola da Suframa, no Distrito Industrial, zona Sul. A abertura contará com a atração nacional, JM Puxado, cantor e compositor de forró, xote e pisadinha, que se apresenta às 21h30.
Para dar oportunidade a novos grupos que almejam ingressar na disputa oficial, nos dias 11 e 12, dezoito danças se apresentarão na modalidade “Mostra Folclórica”, sem avaliação de jurados ou concorrência. As apresentações das categorias Bronze e Prata acontecerão de 13 a 25, sempre das 19h às 23h55.
Atrações
Quadrilhas, cirandas, cacetinho, tribos, boi-bumbá, danças nacionais, internacionais e nordestinas serão apresentadas pelos grupos na disputa de suas respectivas categorias.
Neste ano, o corpo de jurados é composto por seis integrantes, todos técnicos e com vasta experiência, sendo teatrólogos, antropólogos, musicistas e historiadores.
Além das apresentações dos grupos folclóricos, o festival também contará com uma feira de artesanatos com 40 expositores, coordenados pela Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), e um espaço atrativo para crianças (área kids).
A expectativa é atrair um público de cem mil pessoas em 14 dias de festival no CCPA – bola da Suframa. Os horários e a programação completa podem ser consultados no Portal da Manauscult, pelo link manauscult.manaus.am.gov.br.
Leia mais:
Arraiais iniciam a partir desta sexta-feira em Manaus; confira
Programação – Domingo 11/6
19h – Star Hits – Dança alternativa
19h25 – Explosão de Manaus
19h50 – Junina Cabocla – Quadrilha tradicional
20h15 – Junina Girassol- Quadrilha tradicional
20h40 – Ciranda do Aleixo
21h05 – Baru Junina – Quadrilha tradicional
21h30 – Atração nacional JM Puxado
O diretor-presidente da Manauscult, Osvaldo Cardoso, explica que a ação é um trabalho em conjunto e de apoio à cultura amazonense, que vai movimentar o segmento folclórico e gerar postos de trabalho e renda.
“Este ano queremos promover o resgate cultural e a tradição dos antigos festivais. Para isso, demos um reajuste no valor do fomento; antecipamos a liberação do recurso; fizemos ajustes técnicos na arena de apresentação das danças que, neste ano, de forma inovadora, contará com uma coxia; estamos disponibilizando uma área para comercialização de alimentos, artesanato e para diversão das crianças; além do investimento no conforto e segurança das famílias que virão prestigiar essa festa linda que merece ser passada para gerações futuras”, concluiu Cardoso.