Com quase quatro horas, Beatriz Haddad Maia, conseguiu um feito histórico nesta segunda-feira (5). Na Era Aberta, é a primeira brasileira a chegar às quartas de final de Roland Garros. Número 14 do mundo, superou a espanhola Sara Sorribes Tormo, 132ª do ranking, por 2 sets a 1, parciais 6/7(3), 6/3 e 7/5.
Bia se iguala a Maria Esther Bueno, única do país até então a chegar às quartas em Roland Garros – foi finalista em 1960. Além disso, é a brasileira a ir mais longe em um Grand Slam desde 1968, quando Esther foi à fase em Roland Garros, Wimbledon e US Open.
Saiba mais:
Atleta amazonense é campeã internacional de tênis no Equador
Outro feito de Bia é que, entre homens e mulheres, desde 2004 um tenista brasileiro não chegava tão longe em uma disputa de simples em um Grand Slam – Gustavo Kuerten, o Guga, foi às quartas em Roland Garros daquele ano.
A partida terminou com 3h51 de duração. É o jogo feminino mais longo da temporada até o momento. Esse é terceiro duelo mais longo da história de Roland Garros – o primeiro, entre Noémie Buisson e Van Lottum, em 1995, durou 4h07.