Após aposentadoria do Ministro Ricardo Lewandowski do Superior Tribunal Federal (STF), o Advogado Cristiano Zanin, tem procurado lideranças evangélicas em busca de apoio para ter seu nome aprovado no Senado.
Conforme informação dos bastidores, ao saber que o presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT), iria indica-lo para o Supremo, Zanin começou a se articular em busca de parlamentares evangélicos, antes mesmo de sua indicação ser oficializada.
Em conversas com colegas, o parlamentar tem defendido a indicação. Diz que a escolha do advogado foi um acerto de Lula e que os evangélicos podem confiar em nele.
Desconfiança
No meio evangélico, porém, ainda há desconfiança em relação a Zanin. Os outros parlamentares evangélicos dizem que ainda tentam decifrar o advogado, especialmente suas posições sobre a pauta de costumes.
Um influente líder no Congresso Nacional ligado à Igreja Universal disse não conhecer o indicado de lula. Outra liderança evangélica, dessa vez do Senado, elogiou sob reserva a qualidade técnica de Zanin, mas “lamentou” que o advogado tenha participado da defesa de Lula.
Quem é Zanin
Cristiano Zanin tem 47 anos e é especialista em direito criminal e atuante no direito econômico, empresarial e societário. Nasceu em Piracicaba, SP, e é formado pela PUC-SP.
Desde 2013, o advogado e sua esposa, Valeska Teixeira Zanin Martins, atuam na defesa de Lula e respondem pelo presidente em todos os processos criminais contra ele. Zanin foi o autor, em 2021, do pedido de habeas corpus impetrado no STF que resultou na anulação das condenações de Lula, após a Corte ter reconhecido a parcialidade do então juiz Sergio Moro.
Como resultado, a anulação das sentenças reestabeleceu os direitos políticos de Lula, que pôde então disputar a eleição presidencial de 2022 após passar 580 dias na prisão.
Veja mais:
Lula assina decreto que concede aposentadoria a Lewandowski
Quem é Cristiano Zanin, indicado de Lula ao STF?