A Arte de transformista pode ser definida como uma prática histórica e performática de alguém que se utiliza da transformação como base para o fazer artístico, desde concursos de beleza até apresentação de palco de Drag Queens. Com esta proposta, o Miss Amazonas Diversidade, realiza a sua 1° edição, no dia 17 de Junho, sábado, às 19h, no Teatro da Instalação, localizado no centro da cidade.
O concurso vai eleger o mais belo transformista do Amazonas. Ao todo serão seis colocadas, o primeiro lugar leva uma coroa com 70 mil cristais, o valor de R$1.500 e uma viagem, com tudo pago, para concorrer o Miss Brasil Gay em São Paulo em outubro deste ano.
As candidatas vão desfilar com traje típico mostrando a cultura do Amazonas e traje de noite.
Segundo o Emerson Souza, coordenador do concurso, em entrevista ao Portal Rede Onda Digital, além de ser um concurso de arte de transformista, a iniciativa busca atuar junto as politicas públicas da comunidade LGBTQIA+ para combatendo o preconceito e apoiando as lutas em prol da comunidade.
“O Miss Amazonas Diversidade mais que um concurso, é um ato político, queremos mostrar que a cultura da arte transformista não pode morrer no Amazonas. Podemos trazer turismo, estão vindo gente de vários estados e até da Europa, a ideia é mostrar que não somos minoria, mas sim uma população LGBTQI+”, destacou Emerson.
A noite do Miss Amazonas Diversidade vai contar com a agitação da Banda Inpakto, além da presença internacional Ronny Star, que também vai se apresentar no evento.
“O público pode esperar dessa noite um evento de militância, de respeito, de credibilidade, de muita energia boa e amor”, ressaltou Emerson.
O evento é aberto ao público. A entrada é uma lata de leite integral ou um quilo de alimento não perecível que serão arrecado e doados a Casa Vhida, uma associação de apoio à crianças com HIV em Manaus.