O calor na capital amazonense já dá sinal do que esta por vir nos próximos meses. Neste mês de maio, a região passa por um período de transição, dos dias mais chuvosos, para os dias mais secos, com a aproximação do que chamamos de Verão Amazônico.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, o Inmet, o fenômeno responsável pelo aumento de temperatura na região, o La Niña, ainda não foi identificado, mas já está no radar dos meteorologistas e a expectativa é de que o fenômeno se manifeste no Amazonas entre junho e julho, explica Mamedes Luiz Melo, meteorologista do Inmet, em entrevista para o Portal Rede Onda Digital.
“O mês de maio é o mês de transição do período mais chuva para o período menos chuva na região. Estamos com o La Niña no radar, ainda não foi deflagrado, mas há possibilidade muito grande é de que ele venha acontecer entre junho e julho”, explica Mamedes.
Leia mais:
Essências de produtos amazônicos para usar no verão
O último domingo, 28, foi registrado pelo Inmet como o dia mais quente do ano no Amazonas até o momento.
Segundo Mamede, para os próximos dias a previsão é de que a temperatura fique em torno de 32ºC com pancadas de chuva e trovoadas isoladas.
“nos próximos dias da semana a previsão é de que a temperatura caia, mas há previsão de chuva que deve cair no final da tarde”, disse o especialista.
Verão Amazônico
O Verão Amazônico é um período peculiar da região Norte do Brasil, principalmente na área onde está presente a Floresta Amazônica, onde se vê temperaturas elevadas, enquanto o restante do país está entre o inverno e a primavera.
Por isso, é fundamental seguir alguns cuidados para evitar problemas com o calor intenso. A Rede Onda Digital separou quatro dicas para serem colocadas em práticas no verão:
1. AUMENTE A INGESTÃO DE LÍQUIDOS
Com o calor intenso e o aumento da transpiração, é preciso reforçar a ingestão de líquidos para garantir o balanço hídrico do organismo.
2. TENHA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
Apostar em uma dieta saudável à base de alimentos leves, como verduras, legumes e frutas, que são ricos em vitaminas e minerais e ainda ajudam a repor o conteúdo de água do corpo.
3. CONTROLE O CONSUMO DE BEBIDAS ALCOÓLICAS
Além da intoxicação do organismo, que leva à famosa ressaca, o álcool estimula a micção e a transpiração, o que aumenta a perda de água e pode causar desidratação.
4. REFORCE O USO DO FILTRO SOLAR
No verão, com o aumento da incidência dos raios ultravioletas do tipo B, principalmente entre as 10 e as 16 horas, ficamos ainda mais vulneráveis às queimaduras solares e ao câncer de pele. Proteja-se.