O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, chegou na noite de domingo, 28, ao Brasil. Ele desembarcou em Brasília para a reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nesta segunda, 29, e para a cúpula de líderes da América do Sul, que vai acontecer amanhã, 30.
A agenda, no Palácio do Planalto, inclui reunião privada entre os líderes às 10h30, reunião ampliada às 11h30 e uma cerimônia de assinatura de atos às 12h30, seguida de almoço às 13h30.Os dois mandatários devem tratar dos resultados da recente missão multidisciplinar à capital venezuelana, organizada pela Agência Brasileira de Cooperação, que contou com representantes de mais de 20 órgãos governamentais brasileiros. Além disso, também tratarão de temas como integração sul-americana, cooperação amazônica, paz, segurança e mudança do clima.
Leia mais:
Lula faz churrasco com ministros e líderes do governo no Palácio da Alvorada
Lula anuncia Belém como sede da COP30
A reunião de hoje entre Lula e Maduro marca a retomada das relações entre Brasil e Venezuela, interrompidas durante a gestão Jair Bolsonaro. A reabertura das respectivas embaixadas nos dois países também é assunto a ser tratado pelos presidentes.
De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, 11 presidentes estarão presentes na cúpula dos líderes sul-americanos.