Os dez jogos da Série A do Campeonato Brasileiro, neste fim de semana, farão parte de uma campanha de combate ao racismo criada pela CBF. Os atletas usarão uma camisa com a seguinte mensagem: “Com o racismo não tem jogo”.
Saiba mais:
Torcedores presos por racismo contra Vini Jr. na Espanha são liberados
Vini Jr. sofre mais um caso de racismo durante jogo
Além disso, também estará presente nas faixas dos capitães, nas moedas utilizadas pela arbitragem, nas bolas e nas placas de publicidade.
Além disso, assim que os árbitros autorizarem o início da partidas, os jogadores vão sentar no gramado por 30 segundos em apoio à campanha. Um vídeo com a participação de alguns atletas também será exibido nos telões dos estádios.
Apoio a Vinícius Júnior
A ideia é também servir de apoio ao atacante Vinicius Junior, vítima de seguidas manifestações racistas em partidas do Real Madrid, na Espanha.
– Essa é a mensagem potente que queremos passar para toda a sociedade. Com racismo, não tem jogo. Contamos com o apoio de cada torcedor. Racismo é um crime brutal e deve ser banido dos estádios. Basta de preconceito – afirmou o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues.
A CBF foi a primeira entidade ligada ao futebol no mundo a adotar no Regulamento Geral de Competições a possibilidade de punir esportivamente um clube em caso de racismo. A novidade foi incluída em fevereiro de 2023.