A pedido do Ministério Público alemão, a polícia portuguesa está realizando uma nova leva de buscas por pistas da menina britânica Madeleine McCann, desaparecida há 16 anos. As buscas estão sendo feitas em vários locais em torno de um reservatório em Albufeira do Arade, que fica a cerca de 50 quilómetros do destino turístico Praia da Luz, onde a menina, então com 3 anos, foi vista pela última vez.
A Alemanha tomou as rédeas de investigação quando autoridades portuguesas concluíram que um cidadão alemão que vivia no sul de Portugal é o principal suspeito do desaparecimento.
Leia mais:
Polícia diz que jovem polonesa não é Madeleine McCann, sumida desde 2007
Polícia portuguesa indicia suspeito pelo caso da menina Madeleine, sumida há 15 anos
Em 2020, o pedófilo alemão Christian Brueckner foi preso e apontado como autor do crime. A polícia alemã que o prendeu trabalha com a suposição de que ele matou Madeleine. Brueckner viveu nos arredores da Praia da Luz entre 1995 e 2007 e já foi condenado por diversas agressões sexuais, inclusive contra crianças. Em maio de 2022, ele foi indiciado pelo crime, quando ele estava perto de prescrever. Brueckner nega envolvimento com o sumiço de Madeleine.
O promotor alemão Christian Wolters, responsável pela investigação, afirmou o seguinte a respeito das buscas:
“Temos indícios de que poderíamos encontrar evidências lá. Não quero dizer o que exatamente e também não quero dizer de onde vêm essas indicações”.
Wolters também negou que estas novas buscas sejam motivadas por informações provenientes do suspeito:
“A única coisa que quero esclarecer é que não está vindo do suspeito, então não temos uma confissão ou algo assim”.
No local, policiais têm usado serras elétricas para cortar árvores e arbustos no lado oposto do reservatório. Segundo o jornal português “Expresso”, a polícia recolheu alguns artigos como pedaços tecidos e roupas. Cães estão ajudando na busca, o que pode indicar que restos biológicos também estão sendo procurados. As operações vão ser conduzidas até amanhã, 25.
Madeleine McCann desapareceu em 3 de maio de 2007, enquanto a família passava férias num resort na Praia da Luz, em Algarve, Portugal. Os pais saíram para jantar naquela noite e deixaram a menina e o irmão dormindo no quarto, enquanto se revezavam para checar os dois. Madeleine desapareceu sem deixar vestígio e o caso até hoje permanece sem solução. Nos meses seguintes, tanto autoridades portuguesas quanto inglesas se envolveram no caso. Os pais chegaram a ser considerados suspeitos por um tempo, mas foram posteriormente inocentados.