26.3 C
Manaus

DISQUE DENÚNCIA

Ouça a Rádio 92,3

Assista a TV 8.2

PF indicia ex-presidente da Funai por omissão no caso Bruno e Dom

Publicado em:

- Anúncio -

A Polícia Federal indiciou hoje, 19, o ex-presidente da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) Marcelo Xavier por omissão: ele não teria tomado providências necessárias para combater a insegurança gerada pelos conflitos na região amazônica, o que teria resultado nos assassinatos do indigenista Bruno Pereira e do jornalista inglês Dom Phillips. Eles foram mortos em 2022 no Vale do Javari, no estado do Amazonas.

Xavier assumiu o cargo em 2019 no governo Jair Bolsonaro e foi exonerado no final de dezembro de 2022.

Segundo a PF, o ex-presidente da Funai recebeu várias notificações sobre os perigos na região, principalmente após a morte do servidor indigenista Maxciel dos Santos, mas não tomou nenhuma providência. Alcir Amaral Teixeira, que era coordenador-geral de Monitoramento Territorial, responsável pela segurança dos territórios indígenas, também foi indiciado.


Leia mais:

Caso Bruno e Dom: Em audiência, dois dos três réus confessam crime

Caso Dom e Bruno: Depoimentos de réus são anulados e testemunhas de defesa serão ouvidas


A PF entende que tanto Xavier quanto Teixeira ouviram vários relatos de ataques a bases da Funai e de ameaças de morte aos funcionários da fundação, e não agiram.

Maxciel dos Santos foi morto a tiros em Tabatinga em 2019. A suspeita da família de Maxciel é de que o homicídio tenha sido uma retaliação pelo trabalho que ele desenvolvia com indígenas na região do Vale do Javari. Até o momento, ninguém foi preso pelo crime.

Bruno Pereira e Dom Phillips foram assassinados em junho de 2022, nas proximidades da Terra Indígena do Vale do Javari, no Amazonas. A dupla realizava um trabalho para denunciar crimes socioambientais, como invasão a terras indígenas e pesca ilegal naquela região. Quatro homens foram presos pelos crimes: Amarildo da Costa Oliveira, o “Pelado”, Oseney da Costa de Oliveira, conhecido como “Dos santos”, e Jefferson da Silva Lima, conhecido como “Pelado da Dinha”. Além deles, Rubén Dario da Silva Villar, conhecido como “Colômbia”, foi apontado como mandante dos assassinatos.

Deixe seu comentário
- Anúncio -
Tribunal de Contas do Estado do Amazonas
Youtube - Rede Onda Digital
UEA - Universidade Estadual do Amazonas  - Informativo
Siga-nos no Threads
Águas de Manaus  - Campanha Zera Dívida

| Compartilhar

Ivanildo Pereira
Ivanildo Pereira
Repórter de política na Rede Onda Digital Jornalista formado pela Faculdade Martha Falcão Wyden. Política, economia e artes são seus maiores interesses.

Mantenha-se conectado

Siga-nos no Threads

Mais lidas

- Anúncio -
Siga-nos no Threads
Entrar no grupo de Whatsapp - Rede Onda Digital
Youtube - Rede Onda Digital
Instagram Rede Onda Digital
TV Onda Digital
- Anúncio -