O Estado do Amazonas vem recebendo investimento de grandes empresas, entre elas está a Eneva, empresa integrada de energia que atua nos seguimentos de exploração, e produção de gás natural no interior do Estado.
Até o momento o Campo do Azulão já recebeu cerca de R$ 1 bilhão de investimento para a operação comercial contribuindo para geração de emprego e renda à população local. A empresa atua nos municípios de Silves e Itapiranga desde 2017, quando comprou o Campo de Azulão da Petrobrás
Saiba mais em:
Rodada de negócios da Eneva movimenta interior do AM com oportunidades para empresas locais
Eneva e Governo do AM vão investir em escola técnica no interior
Sob uma nova perspectiva de responsabilidade ambiental a Eneva, vem trazendo um conceito inovador de ESG à empresa, com ações não tão somente de cunho ambiental, mas social e de governança.
Uma dessas ações pode ser vista a partir da produção de energia para usinas térmicas, que utiliza o gás natural em substituição de fontes poluentes como o óleo diesel e o carvão, que causam menos corrosão aos equipamentos, custos de manutenção menores, chegando a atingir em média cerca de 33% menos gases carbônico na atmosfera por unidade de energia gerada (BTU) em comparação com derivados de petróleo. É o caso da térmica de Jaguatirica II, em Roraima, que é abastecida pelo gás que a empresa produz no Campo de Azulão, na Bacia do Amazonas.
Além de trabalhar com a questão de desenvolvimento ambiental, a empresa atua na questão de conservação da Floresta Amazônica, com a consolidação de 500 mil hectares de áreas protegidas na Amazônia Legal, até 2030. Fora isso, a empresa ainda estimula iniciativas públicas ou privadas que visem ao estímulo à bioeconomia e agroflorestais, apoio a unidades de conservação, restauração de áreas degradadas, dentre outras. São ações dessa natureza que tranquilizam a população em relação à preservação e uso adequado dos recursos naturais para as gerações presentes e futuras.
“O equilíbrio entre os pilares ambiental, social e econômico está no foco da atuação da Eneva. Além do seu papel econômico relevante nas regiões onde atua, a empresa se destaca por contribuir com a valorização da mão-de-obra e dos fornecedores locais, e por trabalhar na capacitação e geração de renda para as pessoas beneficiadas pelos seus projetos sociais. Acreditamos e nos empenhamos também com a geração de valor para todos”, diz a diretora de ESG, Saúde & Segurança, Comunicação & Marketing da Eneva, Anita Baggio.
Na realidade, a trajetória da Eneva no Amazonas desde 2017, superando muitos desafios, tem proporcionado ganhos econômicos e sociais para o Estado como um todo. Com a atividade da companhia se consolidando na região, o setor ganha competitividade para atrair novos investimentos e contribuir para a alavancagem de uma nova matriz de desenvolvimento para o Estado, além da Zona Franca de Manaus.