A reunião do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Amazonas (Sinteam) com deputados estaduais e representantes do governo, marcada para acontecer na tarde desta quinta-feira, 18, na Assembleia Legislativa do Amazonas, resultou em proposta de reajuste salarial de 8% e a volta dos professores à sala de aula.
Ausente, Wilson Lima foi representado pelo Secretário Geral de Estado, Sérgio Litaiff. A proposta inicial feita por Litaiff é de 8% de reajuste no salário dos servidores da educação, podendo aumentar até a próxima quinta-feira, 25, data marcada para a próxima rodada de negociação entre o Sinteam e representantes do governo.
Leia mais:
Greve dos professores: categoria segue paralisada e se reúne com governo do AM
Mas como funciona a partir de agora?
A greve continua. Na próxima segunda-feira, 22, haverá assembleia do Sinteam para apresentar oficialmente à categoria a contraproposta do governo, e na quinta-feira, 25, deve acontecer a próxima reunião de negociação.
“A proposta de 8% ainda não é oficial, segundo o secretário Sérgio Litaiff, ele ainda vai estudar os números com a Sefaz. Ele inclusive sugeriu, que a retirada da ação e a negociação das faltas seja mediante a suspensão da greve”, frisou Ana Cristina, presidente do Sinteam.
O presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Amazonas, deputado Cabo Maciel, participou da reunião e gravou um vídeo para Rede Onda Digital, frisando as propostas feitas à classe. A Secretária de Educação do Estado, Kuka Chaves não participou da reunião.
Assista vídeo:
Os professores da rede pública estadual entraram em greve por tempo indeterminado na manhã desta quarta-feira, 17. Os educadores reivindicam 25% de reajuste salarial, além de outros benefícios.