Aposentado e pensionista fique atento para não cair em golpes bancários, em especial com cartões e empréstimos consignados. De acordo com o Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-AM) é cada vez maior o número de pessoas que são vítimas de fraudes e, na maioria dos casos, os empréstimos são realizados sem a autorização do segurado.
Conforme o diretor-presidente do Procon/AM, Jalil Fraxe, os golpistas conseguem os dados dos segurados do INSS e utilizam as informações para contratar empréstimos consignados, sem autorização da vítima, e o dinheiro do empréstimo vai direto para a quadrilha.
Saiba mais:
Procon-AM alerta consumidores para golpe do cartão trocado
Outro fato relevante é que o INSS não entra em contato com os aposentados e pensionistas solicitando dados, senhas ou oferecendo empréstimos e que não é preciso fornecer as informações a terceiros via WhatsApp, SMS, e-mail ou ligações telefônicas.
No aplicativo ou site Meu INSS há uma opção para que o beneficiário bloqueie a contratação de empréstimos consignados, para realizar o bloqueio é só seguir o passo a passo:
– Acessar o Meu INSS (pelo site https://meu.inss.gov.br ou aplicativo)
– Fazer login com CPF e senha
– Na tela inicial, clicar em “Ver mais”, embaixo do menu “Outros serviços”
– Selecionar a opção “Empréstimo (bloqueio/desbloqueio)”
– Clicar em “Avançar” e, na tela seguinte, novamente em “Avançar”
– Informar seus dados pessoais e previdenciários
– Na opção 2 (onde se lê “Marque a seguir a opção que deseja”), clicar em “Bloqueio para empréstimo”
– Ao término do processo, ir em “Avançar”
O Procon-AM pede que às pessoas que procurem formalizar suas denúncias ao órgão, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, na av. André Araújo, 1.500 – Aleixo, ou via telefone 0800 092 1512/ 3215 4009. Ou, ainda, pelo site www.procon.am.gov.br ou e-mail: fiscalizacaoprocon@procon.am.gov.br.