Com o objetivo de informar e sensibilizar a população sobre acessibilidade, a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do Estado do Amazonas (Sejusc) lançaram, nesta segunda-feira, 15, no Palácio Rio Negro, plataformas com a oferta de cursos de capacitação voltados ao atendimento a Pessoas com Deficiência (PcD’s) ou mobilidade reduzida. A iniciativa é do “Mais Acesso”, projeto de extensão da universidade, que conta com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (Fapeam).
Os cursos podem ser acessados pelo site www.maisacessoqualifica.com.br e por aplicativos de celular disponíveis para Android e iOS. Servidores do Estado do Amazonas e alunos da UEA poderão ter acesso aos treinamentos de forma gratuita. As inscrições já estão abertas e a previsão para o início das aulas é 20 de maio. O primeiro curso, que possui a carga horária de 30h, trata especificamente sobre o “Atendimento à pessoa com deficiência ou mobilidade reduzida”.
A coordenadora do projeto “Mais Acesso”, Prof.ª Dra. Marklea Ferst, explica que a UEA emitirá certificados aos participantes que concluírem o curso. Ela afirma que a qualificação busca ampliar, em grande escala, o número de pessoas capacitadas ao atendimento da pessoa com deficiência.
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“No primeiro curso, os alunos poderão aprender a forma de atendimento adequada para cada tipo de deficiência. Esse tipo de iniciativa é importante, pois acreditamos que promover a acessibilidade é uma obrigação de todos os cidadãos. Por meio do Mais Acesso, mais pessoas poderão ter esse conhecimento, que é fundamental para o bem-estar da população com algum tipo de deficiência”, disse a professora.
Parceira da UEA no projeto com intermediação para existir a disponibilização do curso para atender todos os servidores do Estado de forma gratuita, a Sejusc teve os servidores que lidam diariamente com PcDs treinados no curso, como explica a secretária executiva da Pessoa com Deficiência, Leda Maia.
“É importante não só para nós, servidores, mas para toda a sociedade, porque muitas vezes a gente não sabe como atender uma pessoa com deficiência e, para garantir um bom atendimento, é importante ter a prática tanto com a pessoa que não tem deficiência, quanto com aquelas que têm. A Secretaria Executiva da Pessoa com Deficiência foi um dos primeiros órgãos a receber o treinamento do Mais Acesso”, frisou a secretária.