A Eneva, empresa empresa integrada de energia, gás natural e petróleo, anunciou hoje, 12, que firmou parceria para educação profissionalizante com o Governo do Estado do Amazonas e com a Prefeitura de Silves.
A Escola Estadual Agobar Garcia, situada no município, foi definida como local para o novo programa de formação técnica com cursos na área de gás e energia para capacitação da mão-de-obra local.
Leia mais:
Empresa de energia, gás e petróleo vai gerar 5 mil empregos no Amazonas
PACs de Manaus e do interior realizam emissão de 2ª via de certidão de nascimento
Por meio do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), os cursos serão oferecidos aos jovens com uma estimativa de formação de três anos. Inicialmente, o projeto de profissionalização terá como objetivo atender o setor de energia, principal atividade da Eneva. Mas no futuro, poderá atender outras áreas potenciais do mercado regional, como construção civil, turismo e hotelaria, entre outros.
A Eneva adquiriu em 2017 o Campo de Azulão, da Petrobrás, localizado na Bacia do Amazonas, a cerca de 210 km a leste da cidade de Manaus. Desde então, realizou obras para colocar o Azulão em operação, o que veio a ocorrer em 2021. A empresa tem previsto expandir as reservas do Campo de Azulão, a partir da criação de gasodutos que vão passar por Silves e Itapiranga. O investimento nos gasodutos será da ordem de R$ 5,8 bilhões e deve gerar até 5 mil empregos indiretos no pico das obras.
A companhia também realiza projetos sociais em Itapiranga.
A unidade de tratamento de gás Azulão está localizada no município de Silves, interior do Amazonas e faz parte do projeto integrado Azulão-Jaguatirica. O Projeto Integrado Azulão-Jaguatirica permite que o gás natural de Azulão se transforme em energia para abastecer cerca de 70% do consumo de energia elétrica do estado vizinho.